agosto, 2017

Vitamina D: entenda como ela funciona no organismo

Todo mundo já ouviu falar que tomar sol ajuda a regular a quantidade de vitamina D no corpo. “Ela é essencial para a preservação do tecido ósseo, pois mantém o equilíbrio do cálcio evitando doenças como a osteoporose, também ajuda no controle de peso além de ter grande influência na gestão do sistema imunológico”, explica a médica Paula Whyte, especialista em nutrologia. Além desses benefícios, de acordo com estudos recentes, a vitamina D ainda atuaria na prevenção de acidentes cardiovasculares, como a aterosclerose carotídea. Mas, como?

Segundo um artigo publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM), a presença de vitamina D dificulta o acomodamento de placas de gordura nas artérias carótidas, estas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro. Já a deficiência da vitamina D pode levar ao aumento das chances de se ter um acidente cardiovascular. O estudo também sinaliza que reconhecendo a falta ou insuficiência precocemente é possível pensar em estratégias de prevenção da aterosclerose.

Onde encontrar?

Alguns alimentos, especialmente peixes com alta concentração de gorduras como o salmão e a sardinha, são fontes de Vitamina D, mas a principal fonte de produção desta vitamina é através da exposição ao Sol. Pois os raios UVB são capazes de ativar a síntese desta substância no nosso corpo. Para obtê-la são recomendados de 10 a 15 minutos de contato com a luz solar, de duas a três vezes por semana, sem se esquecer do uso de protetor solar e evitando a exposição entre as 10h e 16h.

 (Referências: ImpactofVitamin D DeficiencyonSubclinicalCarotidAtherosclerosis: a pooledanalysisofcohortstudies)